domingo, 27 de março de 2011

Reprodução

Para reprodução dos Periquitos Australianos precisamos primeiramente de um casal (óbvio). As fêmeas quando muito jovem possuem a carúncula meio esverdeado e os machos meio branco. Quando ainda filhotes todos possuem a carúncula rosa, em meia as dúvidas é melhor adquirir um casal já adulto , onde os machos tem a carúncula azul e as fêmeas um tom de castanho.

Na época de reprodução a carúncula da fêmea fica de um tom de marrom escuro (imagem a esquerda) e o macho após a reprodução o azul se intensifica (imagem a direita).





Quando começam a  dar comida um na boca do outro e ficar entrando no ninho, é porque estão planejando ter um cria. Após alguns dias depois do acasalamento a fêmea irá por os ovos um a cada dia , ela pode levar até mesmo uma semana para por apenas 5 ovos.Percebe-se que ela está com ovos, pois suas saídas são apenas para comer e beber e muitas vezes o macho a leva alimentos.Nunca retire os ovos do lugar em hipótese alguma.

Para a postura do ovos  o ninho é aquele conhecido como "caixinha de madeira" . Muitos acham estranho de os ovos serem postos em madeira dura e colocam palhas, mas não precisa pois eles tem costume de colocar em lugares duros.



As vezes os periquitos roem o ninho para que fiquem a seu gosto.Periquitos costumam a ter cria em muito pouco tempo , por isso se você não quiser que os periquitos não tenho mas filhotes , sugiro que retire o ninho da gaiola.É sempre bom ter um ninho por casal para que se evite brigas.


Após o nascimento dos filhotes a fêmea continuará dentro do ninho por mais algum tempo.Não precisa ajudar a alimentar os filhotes , a fêmea tomará todos os cuidados possíveis. Apenas os alimente em caso de abandono.Coleque o ninho no chão da gaiola para que mais tarde os filhotes não se joguem e não acertem a voltar. Bote-os de volta ao ninho caso eles se joguem. Após um mês e meio a dois meses já se  pode   separá-los dos seus pais se você quiser.

Um comentário:

  1. Eu tenho periquitos australiano à alguns anos porém nunca produziu filhotes. As fêmeas ficam vários dias chocando e nunca nasceu nenhum filhote. Me informem como proceder, pois eu nunca mexo nos ovos e no entanto vejo os ovos quebrafos e secos no fundo da gaiola depois de muitos dias de chocados.

    ResponderExcluir